Primeiro crente da CCB


Histórico da Congregação Cristã no Brasil

A Congregação Cristã no Brasil, a primeira Igreja Pentecostal na América Latina surgiu em março de 1910, conforme a vontade de Deus, colocando este desejo nos corações de seus Servos, entre os quais Luiz Frascescon um italiano, dirigente de comunidades pentecostais que veio à São Paulo, depois de ter vivido algum tempo nos Estados Unidos.

Com o nome de Congregação Cristã esta Igreja está presente nos Estados Unidos, Europa, África, Japão, toda a América Latina e central, Rússia, e Grécia, sempre mantendo a mesma fé.
A Obra cresceu em todo o mundo sendo necessário, por questões doutrinárias uma pequena alteração no nome, em Assembléia Geral Extraordinária para reforma dos estatuto em 21 de abril de 1.962, passando a denominar-se "do" Brasil para "no" Brasil, no caso das Congregações no Brasil É uma das Igrejas que mais cresce, com o número de dissidentes praticamente nulo. Organização A Congregação Cristã no Brasil está baseada nas vocações e ministérios correspondentes aos ensinamentos do livro dos Atos dos Apóstolos. Muda somente a nomenclatura (At. 2:42 e 4::33), apolítica, sem fins lucrativos, tendo por finalidade propagar o Evangelho de Cristo, o amor a Deus, tendo por cabeça só a Jesus Cristo e por guia o Espírito Santo (Jo. 16:13). Os membros que compõem o Ministério, são escolhidos entre os que destacam-se para a função, de conduta ilibada, conhecimentos comprovados, ministros pelo dom da graça de Deus, 1 Timóteo 3:2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

A função de bispo é chamada de “ancião”, aquele que vai de igreja em igreja pregando a doutrina e batizando novos membros, é a pessoa que domina os ensinamentos eclesiásticos e detém profundos conhecimentos nas Escrituras Sagradas, somente sendo ordenado após muita oração e confirmação do Espírito Santo.
Na parte secular há o Ministério da Administração que desenvolvem seus trabalhos com rigor e na parte Espiritual não há governo humano pois só o Divino prevalece

A função do Cooperador, é liderar a igreja local, e dirigir os cultos.
Os músicos, homens e mulheres, somente são considerados oficializados após submeterem-se e serem aprovados em exames teóricos e práticos, em geral, com maior rigor que os exames praticados na Ordem dos Músicos do Brasil e devem apresentarem-se aos cultos com traje social, sua conduta deve ser exemplar. Não há o costume de "consagrar" o instrumento musical, mas o músico, através da oficialização.

Há também o trabalho dos diáconos e das irmãs da caridade, as esposas dos conselheiros ou mulheres batizadas que participam da igreja local e cuidam do serviço aos pobres da Igreja. Os Diáconos possuem importante papel nas Igrejas, onde compete das assistência às casas de oração, administrando e aplicando as ofertas e coletas voluntárias e anônimas, preparadas por Deus, em geral aplicando-as nas obras pias e viagens missionárias, são pessoas de oração e tudo fazem com a guia da parte de Deus.
Os Anciães formam o Conselho de Anciães e juntamente com os Diáconos, são ordenados e os Cooperadores são apresentados, conforme deliberação do Conselho de Anciães, segundo a guia de Deus pela revelação do Espírito Santo, dentre os membros que apresentarem as virtudes consignadas no Santo Evangelho (I Tm. 3:1-13; At. 6:6; Tito 1:5-10; I Pe. 5:2,3)
É uma comunidade religiosa de doutrina apostólica, fundamentada na Bíblia Sagrada, não há hierarquia, entretanto, é respeitada a Antigüidade no Ministério.

Fundamentação Doutrinária
É constituída por uma comunidade que aceita toda a Bíblia Sagrada, na qual está contida a infalível Palavra de Deus. A Fé propagada consiste em magnificar sempre mais a celeste vocação, em cada um dos membros e reter a liberdade que Cristo Jesus Nosso Senhor nos franqueou com a Sua morte e ressurreição, para que Ele possa imperar com a Divina Graça nos corações dos remidos pelo Sangue do Concerto Eterno e guiá-los pelo Espírito Santo em toda a verdade, em honra, louvor e Glória a Deus Pai, O eternamente Bendito.

Não é cobrado dízimo dos fiéis.

O corpo ministerial espiritual são compostos por Anciães, Cooperadores e Diáconos; Ministério da Música e os demais que complementam o ministério são os administradores, conselheiros e todos são considerados ovelhas e Jesus Cristo, o Pastor. Esta escolha trata-se da doutrina na Igreja revelada pelo Espírito Santo aos servos de Deus, no início da Obra e não despreza as demais denominações que optaram os Ministérios de Pastores, Bispos, Presbíteros e Apóstolos. Efésios 6:12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Os Músicos, Cooperadores, Diáconos e Anciães não ganham salários da igreja, antes cooperam com ofertas voluntárias e anônimas , assim como todos os fiéis, para pagar as despesas e para obra da piedade, onde os Diáconos são guiados por Deus para atenderem aos irmãos menos favorecidos. Conforme a necessidade, também são atendidos pessoas não pertencente a Congregação.

As mulheres apresenta-se com moderação, dentro dos costumes e cultura do país, Para as construções dos Templos, os irmãos reúnem-se em mutirão, desde o Engenheiro ao Servente, também sendo uma das características das Congregações Cristãs em todo o mundo.

Nos cultos as mulheres usam véu como está escrito na carta aos Coríntios 11.
Se crê no batismo da " do Espírito Santo". Se crê em milagres alcançados pela fé. A religião se faz presente em toda sua vida.

Não se usa fazer divulgação em praças públicas, rádio ou outros meios de comunicação. Esta página é mantida por simpatizantes da Congregação.
As pessoas são convidadas a freqüentarem os cultos nas Igrejas e nas casas dos Irmãos, sem entretanto haver apelos, sempre deixando o convidado com toda a liberdade e fazem seu próprio testemunho para evangelização.
O ministério reúne-se pelo menos duas vezes ao ano, por região, por estado e nacionalmente. É costume haver várias caravanas entre cidades e missões, cada vez mais estreitando os laços de união desse povo de oração, por vezes incompreendidos por outras denominações, já que não costumam visitarem outras igrejas, sem entretanto menosprezá-las. Dessa união faz da Congregação Cristã a que maior números de membros detém no Brasil, sempre na mesma fé e doutrina, sem fragmentações ou ministérios anexos. Ritos Reuniões de cultos – Nas reuniões de cultos, não é de costume bater palmas.

Culto, Hinos solenes, contrição, são bem entoados e escolhidos pelos membros da Igreja. Há um longo tempo para oração com liberdade para falarem em línguas conforme o Espírito Santo conduzir, tocam-se instrumentos musicais, formando um orquestra. Os homens e as mulheres devem se apresentarem com trajes adequados a ocasião.

No culto da Congregação Cristã no Brasil, há duas manifestações discursivas principais: a dos fiéis (nos testemunhos) e a do Ancião, Cooperador ou a quem for revelado (na pregação).

Esse trabalho é, fundamentalmente, o estudo dessas manifestações - "discurso do fiel em testemunho" e "pregação do Ancião, ou do Cooperador, ou do Diácono, ou do membro com o Ministério da Palavra" as quais, em conjunto com todas as outras manifestações lingüísticas do ritual, constituem a liturgia. No final do culto, saúdam uns aos outros com o ósculo santo, um beijo no rosto de homem para homem e mulher para mulher.
Durante o culto as mulheres ficam sentadas num lado, ocupando a metade da igreja e os homens, a outra metade.
Louvam a Deus nos cultos com instrumentos musicais que formam uma verdadeira orquestra. E os hinos são pedidos espontaneamente pelos participantes do culto à mercê da inspiração do Espírito Santo.

Durante o culto, há oração em línguas e Deus opera muitos milagres.

Batismo – Por imersão.

Funeral – Possuem cantos apropriados.

Ósculo Santo – é uma das principais características da Congregação Cristã . Cumpre uma recomendação do apóstolo Paulo. No final do culto os homens se beijam no rosto e as mulheres também. Num espírito de muito respeito e fé, os congregados não se misturam.
Santa Ceia
Celebram em datas especiais a Santa Ceia, quando realizam um culto ainda mais sacro. É a lembrança da morte de Cristo na cruz. Nesses dias os músicos são orientados a tocar mais lento e mais piano, e os membros a entoar os hinos com menos intensidade. Lucas 22:19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.
20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

(Dou credito ao Erasmo Nascimento.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tópicos de Ensinamentos CCB 2014