A Congregação Cristã do Brasil foi a primeira Igreja Pentecostal do Brasil



A Congregação Cristã do Brasil foi a primeira Igreja Pentecostal do Brasil, fundada em 1910 por Luigi Francescon, que não era missionário e nem era sustentado por uma instituição do exterior.Francescon era um italiano emigrado para os Estados Unidos, onde pertenceu à Igreja Presbiteriana italiana de Chicago e teve contatos como a igreja batista de Durham. Motivado por uma revelação, viajou para o Brasil, indo primeiro para o Paraná, cidade de Santo Antonio da Platina, e depois para a cidade de São Paulo para divulgar a palavra de Deus. Hoje, possui cerca de 1,6 milhão de fiéis, e encontra-se em outros países, para onde se expandiu a partir do Brasil.

A Congregação é uma Igreja mais tradicional e fechada que as neopentecostais, não usa a mídia, e não faz campanhas de evangelização de massa, pois crê que a conversão é para os que foram realmente chamados, e os que tiverem um apelo verdadeiro permanecerão. Existe uma uniformidade doutrinária que é mantida através de assembléias anuais, onde se reúnem os membros do corpo sacerdotal (anciãos, cooperadores e diáconos) por três dias.

A princípio, as assembléias eram realizadas apenas na cidade de São Paulo, porém o número de pessoas fez com que tivessem que ser regionalizadas. Atualmente, acontecem em cinco locais diferentes do país (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul). Mantém por tradição uma cultural oral, não tendo publicações (só o relatório anual) e não recomendando leituras específicas, somente a Bíblia.Não existe cobrança de dízimo e nenhum cargo é remunerado. O resultado das coletas realizadas mensalmente é dirigido para construção de templos, obras de caridades e viagens missionárias.

Entretanto, não é a direção da igreja que decide o percentual de valores a ser empregado em cada um dos itens, mas o próprio fiel que, quando dá sua oferta, indica onde quer que seja empregado.A administração material é centralizada em grandes pólos regionais e praticamente inexiste autonomia das congregações locais. Durante os cultos, existe o costume de homens e mulheres se sentarem em lados diferentes da Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tópicos de Ensinamentos CCB 2014